Shavuiim= períodos שָׁבֻעִים
No entanto há uma regra para que SHAVUA = שָׁבֻעִ seja apenas usada para semana que se inicia no 1º dia e acaba no Shabat.
Outra condição para que se possa usar a palavra SHAVUA (שָׁבֻעִ) é apenas para o ano de descanso da terra, SHEMITÁ, quando o 7º ano do ciclo de agricultura era o DESCANSO da terra.
Portanto, para que se possa usar a palavra SHAVUOT = שָׁבֻעֹת semanas, somente nestes dois casos.
Devarim 16:9 (Deut)
shebá hashavuot tissefira שִׁבְעָ השָׁבֻעֹת תִּסְפָּר
Sete (serão) as semanas (que) contarás....
aqui, se referindo a contagem das semanas para a Festa de Peregrinação chamada de SHAVUOT, Semanas (conhecida tbm como Pentecostes)
A contagem então se inicia num 1º dia de semana, segundo a TORAH, e sendo contadas sete SHAVUOT, no dia seguinte se daria a Festa.
Portanto, semanas completas de domingo a sábado. Isto é SHAVUA, no hebraico.
Que significa Períodos.
Mas, quando se usa esta palavra para períodos?
Pode sim, existir um período de sete dias. Este poderá ser chamado de SHAVUA, se iniciado no 1º dia e terminado no 7º dia (Shabat). Também pode ser chamado de SHAVUI, se iniciado numa quarta-feira e terminado numa terça-feira.
Em Ezequiel 45:21:
BaRishon B’arbaa asser yom LaChodesh Yheye Lakhem HaPessach
Chag Shavuot Yamim Matzot Yakhel.
No primeiro mês, no dia catorze de mês, tereis a Pessach,
uma festa de semanas (em) dias; Matzot se comerá.
Aqui, Echezkel usa SEMANAS EM DIAS ou seja, é introduzida duas semanas na festa, pois ela se inicia numa, e termina
"Setenta Períodos" deve ser o mais indicado para que possamos entender o que se trata a palavra e a visão.
"Dentre os filhos de Judá que foram escolhidos estavam Daniel,...".
Portanto 70 Semanas, estão decretados sobre Judá.
Qual é a cidade Santa, se não YERUSHALAYIM? (Jerusálem). Ela é capital do povo de Judá, a capital dos judeus.
Esta é a síntese primária de toda visão (23).
Aqui, Daniel terá a explicação pelo que havia feito há minutos antes: Voltado ao ETERNO, em orações, súplicas, jejuns e se cobrindo com cinzas, como um enlutado.(9:3)
Todo contexto será importante para entender (não digo aceitar) a realidade da palavra do mensageiro do ETERNO, o anjo enviado a Daniel
Dentro da palavra chave '70 períodos, ou semanas' há váriadas coisas que acontecerão.
Eu estou usando uma tradução de Jairo Fridlin e David Godorovits, da Editora Sefer, baseado no Hebraico, Talmud e fontes Judaicas.Em vermelho destaco uma tradução usada no meio cristão, e veremos que a diferença é escandalosa, mas muito sutil:
Dn 9:2
"...eu, Daniel, examinava nos livros os cálculos sobre o nº de anos que tinham se passado desde a revelação do ETERNO ao profeta Jeremiah, para compreender quanto faltava para se completarem os 70 anos desde a destruição de Jerusálem." (versão da Editora Sefer)
"no 1º ano de seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o nº de anos de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de 70 anos."(versão JFA)
Na tradução de JFA totalmente diferentes, pois é como se Daniel não soubesse que seriam 70 os anos de abandono de Jerusálem.
Ora, Jeremias falara quantos anos seriam: Je 25:11
"Toda a terra (conquistada) se tornará vazia e deserta, e suas nações servirão ao rei de Babilônia por 70 anos."
Daniel já sabia que a desolação de Judá e da cidade Sagrada seria de 70 anos, porem estava a calcular quanto tempo já se havia passado, e quanto faltava para se completar este tempo de 70 anos.
"Orei ao ETERNO, meu D'US, dizendo:Ó ETERNO, grande e poderoso, que manténs a aliança e concede misericórdias aos que te amam e guardam teus mandamentos! Pecamos e agimos com iniquidade e maldade, nos rebelamos e nos afastamos de teus mandamentos, e de tuas leis. Tão pouco escutamos aos teus servos, os profetas, que falaram
Pois, bem, Daniel elevando suas súplicas e pedido de perdão das iniquidades , e estando ainda a orar, confessando seu pecado e o do seu povo (Israel), foi abordado por Gabriel, o mensageiro de HASHEM.
Pois bem, o que motivou Daniel a suplicar ao SUPREMO PAI? Justamente aquilo que sua oração pedia: o tempo de findar esta transgressão de Judá e de sua cidade Santa, Jerusálem. Dn 9:22
"Ele me fez entender e me falou explicando:' Daniel, eis que vim a ti agora para te transmitir compreensão. Ao iniciares tuas súplicas, foi emanada uma ordem, e eu vim para te fazer conhecê-la...Presta atenção, pois, a estas palavras, e compreende assim tua visão."
Bem explicado, agora devemos prestar atenção: a ordem que o anjo recebeu do ETERNO, é o que ele passará agora, e nada tem a ver com dias muito distantes, mas totalmente dentro de uma cronologia que Daniel já estava calculando.
"70 Períodos foram decretados sobre o teu povo e sobre a cidade santa para dar por finda a transgressão, cessar o pecado, perdoar a iniquidade, e promover a justiça eterna, confirmando a visão e a profecia, e consagrando o Santo dos Santos" Dn 9:24
"Saiba e compreenda:desde a saída da palavra para restaurar e reedificar a Jerusálem até que seja ungido um príncipe, passar-se-ão 7 períodos" Dn 9:25a
Aqui, o príncipe é chamado no hebraico de mashiach-naguid, ou seja um chefe-ungido, um governante.
Quando foi esta proclamação? Foi num período anterior à unção de um príncipe. Ou seja, quando se deu a ordem de restaurar Jerusálem, se passou 49 anos até que este Mashiach- Naguid, ou Ungido pudesse ter a unção.
Jeremias 24, diz que após o rei Nabucodonossor ter levado cativos o Rei Iehoniáhu, o ETERNO lhe mostrou duas cestas com figos, uma com bons, os deportados, e outras com ruins. Vejamos:
I'shayahú 44: 21 a 45:4(por favor leiam) nos mostra claramente que CIRO é Seu ungido, e que Israel novamente terá seus pecados perdoados, Jerusálem será de novo habitada, e as cidades serão reconstruídas, além do Templo que será restabelecido, e tudo isso dentro do tempo
Quando Ciro foi Ungido, aproximadamente 559-558 uma de suas missões era o de dar liberdade aos judeus. Essa unção se completa os 49 anos primeiros de Daniel. No ano 537 Ciro foi designado rei sobre o Império Babilônico, anexando tudo ao Império Médo-Persa. No 1º ano de seu governo sobre a Terra santa, ele decretou que todos os judeus poderiam voltar a Tsion.
Neste momento da História, Ciro agiu como o MASHIACH, como disse o anjo a Daniel. Não um Messias como se imagina hoje na religião cristã, mas um Ungido pelo poder de H'SHEM, para fazer Sua Palavra verdadeira, e trazer de volta os cativos a Erets Yisrael (terra de Israel). Haviam, portanto, passados 49 anos desde que foi proclamada a palavra de restauração e reedificação de Jerusálem, quando Ciro foi eleito rei da Pérsia em 557. O Inicio da contagem, portanto se dá em 607-606 aproximadamente.
Durante 434 anos seria reconstruída com dureza. Não seria fácil reerguê-la, e isso levou tempo. Os que ficaram na cidade santa, pouco podiam fazer, e com a volta dos primeiros exilados, parecia que ela havia tomado uma força capaz de poder se levantar novamente, quando vemos que os trabalhos dificeis que o anjo falara a Daniel eram reais:
"Quando os adversários de Judá e Benjamim souberam que o povo que voltou do exílio estava para construir um Santuário ao ETERNO...Então os povos ao redor de Israel procuravam debilitar as mãos de Judá, fustigando-os com ataques, enquanto tentavam construir. Contrataram conselheiros com o objetivo de encontrar formas de frustrar seus planos de construção, durante todo o reinado de CIRO, até o reinado de DÁRIO. E durante o reinado de Achashverosh (Assuero), engendraram uma acusação contra os habitantes de Judá e Jerusálem. "
Portanto, durante estes reinados, as 62 semanas já estavam em andamento
e iniciados na mesma data de 607.
Tanto a unção de um príncipe (ou Messias, Ungido), quanto a reconstrução de Jerusálem se iniciam na mesma data, e não são sequência uma da outra. Bem, a profecia diz que após estas 62 semanas, ou períodos, um Ungido seria morto.
O ungido (Mashiach)aqui se refere ao Sumo-Sacerdote. Com a contagem, os 62 períodos acabam em 171, quando a Judéia está dominada pelos seleucidas, e com seu monarca Antíoco Epífanes. Neste ano, o último Cohen-Gadol (Sumo Sacerdote) da linhagem de Aharon (Aarão) é abatido, e depois dele não houve outro. Mesmo nos tempos de domínio romano, em que supostamente viveu Jesus, os sacerdotes não eram desta linhagem, e o cargo era 'vendido', não se cumprindo mais a TORÁ, com relação a isso. Portanto, ao término da 62 semanas quem morre é o Sumo-Sacerdote Onias. No livro de 2Macabeus 4:30-38 vemos descrito seu fim.
"por 1 período ele forjará pactos consistentes com os poderosos, e meio período ele abolirá sacrifícios e oblações. Abominações serão praticadas sobre as elevadas alturas, até que venha o extermínio , como já está decretado (26b), sobre seus perpetradores."
O Rei Antíoco, unido aos sacerdotes corruptos do Templo, e aos demais chefes de Judah, esquematiza uma 'pax', que o leva a uma aliança. Mas passados 3 anos e meio, ele quebra este pacto com os grandes e entra no Templo, profanando e instalando a abominação no Altar do ETERNO. Coloca a estátua de Zeus, e em todos os locais públicos de serviço ao ETERNO. Isso ocorre na época dos Macabim, grandes judeus que defenderam com a vida a honra nacional, e viram no ano 168 esta estátua de Zeus Olimpo colocada no templo do ETERNO. NO ano 173, Antíoco vindo de uma incursão no Egito, passando por Jerusálem trouxe muita revolta aos fiéis do ETERNO, mas fez a vontade do infiéis, que até ginásios lá construíram, e aceitaram a dita aliança, que em 170 foi subitamente quebrada. NO ano 167, os Macabim finalmente derrotam o exército Grego de Seleuco, e se firmam novamente como nação, fazendo a purificação do Templo e de todo o povo.As lutas continuaram até obterem a completa afirmação, que durou até 63, quando tropas romanas invadiram a Judéia, mas isso já fora das 70 semanas de Daniel. Este relato podemos ver no livro de 1Macabeus.
Portanto, a duração dos 490 anos se deram entre 607-117. Ela nos trás fatos isolados, que se dão a partir de uma mesma data, 607.
A unção de um mashiach-naguid, ou seja Ciro em 558, as 7 semanas;
Edificação de Jerusálem com seus muros em 434 anos, as 62 semanas;
a morte do ungido, o Sumo-Sacerdotes Onias em 171, depois das 62 semanas;
Entre os anos 173-167 o pacto de Antíoco e os Grandes, 1 semana.
70 PERÍODOS estão decretados sobre teu povo e sobre a cidade santa para dar por finda a transgressão, cessar o pecado, perdoar a iniquidade e promover a justiça eterna, confirmando a visão e a profecia, e consagrando o Santo dos Santos"
por finda a transgressão= quando Israel volta do Cativeiro de Babilônia, em 537;
cessar o pecado= 537
perdoar a iniquidade e promover justiça eterna (a justiça de sua palavra em Je 24)= 537
Confirmar a visão e profecia: Daniel viveu o tempo de Ciro e seu mandado (Dn 10);
Ungir o Santo dos Santos= na época de Judah Macabim, após derrotar Antíoco, no dia 25 de Kilev do ano 167.
Tudo ocorre dentro de 490 anos, porém os fatos são isolados, e não interferem em nada um no outro, ou seja, são tempo contados separados, a partir de uma mesma data, e não em sequência.
Bem, num próximo estudo, estaremos refutando as várias 'doutrinas' que tentam dar um outro sentido, fantasioso e mentiroso a estes textos sagrados.
70 Períodos são um conceito judaico de repatriação dos judeus.
Shabua tob!